Guia de Trabalho – Edital





Baixe aqui o Edital UNIV Brasil 2019/2020 em PDF

 

O Congresso UNIV Brasil (www.univbrasil.com.br) é um encontro entre universitárias que dialoga com o Congresso UNIV Roma (http://www.univcongress.info).

Acompanhando a sugestão de tema do Congresso UNIV Roma 2019/2020, o IX Congresso UNIV Brasil abordará o tema: “Next Generation Leaders: líderes da próxima geração”.

  1. Inscrição

Para a participação no Congresso UNIV, seja para o envio de trabalhos seja como ouvinte, é necessária a realização de cadastro e pagamento da respectiva taxa, conforme detalhado na página de inscrições do site www.univbrasil.com.br. 

  • Inscrição de Trabalhos

As inscrições de trabalhos devem ser feitas pelo site até o dia 05 de agosto de 2019*. No site, há uma explicação detalhada do processo de inscrição e informações referentes ao cronograma.

O trabalho deverá estar relacionado com o tema central do Congresso (“Next Generation Leaders: líderes da próxima geração”) e poderá ser submetido em uma das seguintes modalidades: (a) trabalho escrito, (b) vídeo ou (c) projeto social. Se selecionado, poderá ser apresentado no Congresso UNIV Brasil.

Os trabalhos poderão ser realizados individualmente ou em grupo de, no máximo, cinco integrantes. O grupo deve ser composto majoritariamente por universitárias. É necessária a presença de um(a) orientador(a) em cada trabalho. O(a) orientador(a) deverá ter concluído, ou estar cursando, uma pós-graduação.

Os grupos participantes deverão enviar o trabalho concluído para o e-mail congressounivbrasil@gmail.com, até o dia 2 de setembro de 2019*, de acordo com os termos elencados abaixo.

Solicitações excepcionais deverão ser encaminhadas e apreciadas caso a caso pelo Comitê Organizador.

  1. Estrutura do Trabalho

 

  • Artigo e Projeto Social

Os textos dos artigos e projetos sociais deverão seguir o método tradicional de projeto científico, que deverá usar um método internacional de referência [APA, ISO, etc]. Deverão conter: (a) capa; (b) resumo e índice; (c) introdução, objetivo, justificativa e metodologia; (d) desenvolvimento; (e) bibliografia e iconografia; e (f) anexos.

O artigo/projeto social deve possuir extensão de 5 a 12 páginas, excluídos capa, resumo, índice, bibliografia, iconografia e anexos.

Os trabalhos deverão observar também as exigências de conteúdo e formatação desenvolvidos no ANEXO A, também disponível no site.

  • Vídeo

O vídeo deverá ser autoexplicativo, isto é, sua mensagem deverá ser entendida sem a necessidade de explicação para interpretá-lo e entendê-lo. O gênero do vídeo ficará a critério da(s) autora(s) (ex. documental, história de ficção, vídeo ensaio).

Os vídeos não deverão exceder o tempo máximo de 6 minutos e deverão ser apresentados em um dos seguintes formatos: AVI; WMV; MP4; FLV ou MOV. O material deve ser original e inédito. Não serão aceitos vídeos apresentados em outros concursos.

Não se admitirão como vídeos as apresentações realizadas simplesmente com a utilização de fotografia e texto ou filmagens de pessoas realizando exposição oral do trabalho. Os vídeos devem ter conteúdos propriamente audiovisuais.

O vídeo também deverá observar os critérios de correção desenvolvidos no ANEXO B, também disponível no site.

  1. Apresentação dos Trabalhos

As apresentações de trabalhos ocorrerão nos dias 12 e 13 de outubro de 2019*, no ISE Business School – São Paulo/SP.

Cada apresentação no Congresso não deverá ultrapassar 10 (dez) minutos.

Para aquelas que optarem por produzir um vídeo, será opcional uma introdução prévia para que haja uma melhor compreensão da ideia pelo público, desde que observado o tempo de exposição de trabalhos (10 minutos) para a exibição do vídeo e a explicação.

  1. Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos escritos/audiovisuais serão avaliados por um Comitê Científico, com o intuito de certificar que as participantes seguiram os padrões estipulados e o tema proposto.

Os trabalhos aprovados nessa avaliação poderão ser apresentados no Congresso. Não haverá recursos ou pedido de revisão de notas atribuídas pelo Comitê Científico.

Serão premiados os trabalhos que apresentarem o melhor desempenho na produção escrita/audiovisual. A apresentação oral é considerada apenas para efeitos de menções honrosas.

  1. Congresso UNIV Roma

Após o encerramento do Congresso UNIV Brasil, as autoras de todos os trabalhos selecionados serão convidadas a enviá-los ao Congresso UNIV Roma 2020, em inglês, espanhol ou italiano.

A inscrição no Congresso UNIV Roma ocorre conforme as instruções do site www.univcongress.info. Os trabalhos submetidos ao Congresso UNIV Roma passarão por avaliação do Comitê de Roma e, se aprovados, poderão ser apresentados. É importante ressaltar que a aprovação no Brasil não é necessária nem suficiente para a aprovação em Roma.

  1. Certificado

As participantes receberão certificados de trabalho/ouvinte, emitido pela ITASEC – Integração, Trabalho, Assistência, Sociedade, Educação e Cultura.

Cronograma*

  • 15 de junho de 2019 – Conferência de abertura
  • 05 de agosto de 2019 – Fim das inscrições de trabalhos
  • 02 de setembro de 2019 – Entrega dos trabalhos
  • 12 e 13 de outubro – Congresso UNIV Brasil

* As datas previstas neste EDITAL podem ser alteradas, sempre mediante aviso prévio.

__________________________________________________________________

ANEXO A – Ficha de avaliação de Artigo e Projeto Social

Número de referência do trabalho:

Título do trabalho:

Autora(s):

Orientador/a do trabalho:

  Critérios de avaliação dos trabalhos escritos Pontuação de 1 a 10

Estrutura
Clareza nos objetivos e na estrutura. No trabalho evidenciam-se:- Introdução: apresenta o objetivo do trabalho e explica a estrutura que será seguida.- Desenvolvimento: desenvolve os argumentos concernentes ao objetivo do trabalho.

– Conclusão: realiza uma breve síntese do tratado no trabalho e da proposta apresentada sem acrescentar informações novas. Também é possível abrir horizontes para futuras investigações ou aplicações para outras áreas de estudo.

O raciocínio flui no texto, encadeando ideias passo a passo, sem saltos lógicos. Cada parágrafo contém uma ideia principal.


Conteúdo
Há coerência entre os argumentos utilizados, o tema do UNIV e os objetivos que buscam com a realização do trabalho.

As afirmações estão fundamentadas nas informações apresentadas (que devem ser comprováveis e fidedignas) e na bibliografia utilizada.

Há profundidade no conteúdo, detalham-se as causas ou razões de uma afirmação, analisam-se as consequências e articula-se um raciocínio evitando “clichês”.

O conteúdo é conforme à dignidade da pessoa humana e aos valores perenes da sociedade, possui tom positivo e está de acordo com a moral e os bons  costumes.


Formato
Extensão entre 2.000 e 5.000 palavras (5-12 páginas), sem contar o índice, o abstract, a bibliografia e os anexos.O texto não contém erros de ortografia ou de  gramática.A linguagem utilizada é adequada a um  trabalho universitário.É seguido um critério claro de citação e referências bibliográficas (de acordo com as normas internacionais).

Pontuação final:   /30 pontos.

Em sua opinião, este trabalho merece algum prêmio ou distinção? SIM ___ NÃO ___

O trabalho lhe parece:

 

Algumas indicações para a/as autor/as do trabalho escrito:

 O texto deve conter uma extensão de 5 a 12 páginas (2000 e 5000 palavras) (A4) (sem contar a capa, o índice, o abstract, a bibliografia e os anexos):

– Margens: superior 2,54; inferior 2,54; esquerda: 1,91; direita 1,91

– Espaçamento: simples

– Alinhamento: justificado

– Times New Roman ou Calibri 11.

A capa deve incluir o título, o nome/s da/s autora/s e o nome de quem orienta o trabalho.

O resumo [português] e o abstract [inglês] referem-se à breve explanação do conteúdo do trabalho escrito, com o máximo de 200 palavras cada.

__________________________________________________________________

ANEXO B – Ficha de avaliação do Vídeo

Número de referência do trabalho:

Título do trabalho:

Autora(s):

Orientador/a do trabalho:

 

  Critérios de avaliação  dos vídeos Pontuação de 1 a 10

Estrutura do video
Coerência narrativa: a mensagem é compreendida por si mesma (não é necessária uma explicação separada para interpretá-la ou  entendê-la) e está bem transmitida audiovisualmente (são utilizadas as  características do meio audiovisual).
Formato do video Tempo: não excede o tempo máximo de 6 minutos.Qualidade: fotografia, som, imagem.Edição e montagem: original, atrativo,  inspirador, estimulante. Não é um “Power Point em movimento”, não é somente  uma sucessão de fotos e texto-mensagem.
Conteúdo do video Há coerência entre os argumentos utilizados, o tema do UNIV e os objetivos que buscam com a realização do trabalho.

As afirmações estão fundamentadas nas informações apresentadas (que devem ser comprováveis e fidedignas) e na bibliografia utilizada.

Há profundidade no conteúdo, detalham-se as causas ou razões de uma afirmação, analisam-se as consequências e articula-se um raciocínio evitando “clichês”.

O conteúdo é conforme à dignidade da pessoa humana e aos valores perenes da sociedade, possui tom positivo e está de acordo com a moral e os bons  costumes.

Formato e conteúdo do  texto Texto: fundamentado, ortografia correta, extensão,  formalidade.Citações bibliográficas: em nota de rodapé e  seguindo um critério uniforme.

Pontuação final:   /40 pontos.

Em sua opinião, este trabalho merece algum prêmio ou distinção? SIM ___ NÃO ___

O trabalho lhe parece:

 

Algumas indicações para a/as autor/as do vídeo:

 O gênero do vídeo que se pretende realizar fica a critério do autor: documental, história de ficção, vídeo ensaio (resultado de uma investigação).

O formato digital do vídeo deve ser: avi, wmv, mp4, flv ou mov e deve ter uma extensão máxima de 6 minutos.

O material deve ser original e inédito. Não serão aceitos vídeos apresentados em outros concursos ou chamadas.

Deve ser enviado junto com um texto que desenvolva, explique e fundamente o conteúdo e a finalidade do vídeo. Não consiste em anexar “os textos” que aparecem no vídeo, nem em fazer uma descrição escrita do vídeo, mas em fundamentar a ideia que se pretende transmitir.

Sugestões: é possível abordar a ideia que motivou o vídeo ou as histórias relevantes para o caso; experiências positivas do trabalho, a finalidade da mensagem ou justificar o enfoque do vídeo.

O texto deve conter uma extensão de entre 2 e 4 páginas (800 e 1.600 palavras) (A4) (sem contar a capa, o índice, o resumo/abstract, a bibliografia e os anexos):

– Margens: superior 2,54; inferior 2,54; esquerda: 1,91; direita 1,91

– Espaçamento: simples

– Alinhamento: justificado

– Times New Roman ou Calibri 11.

A capa deve incluir o título, o nome/s da/s autora/s e o nome de quem orienta o trabalho.

O resumo [português] e o abstract [inglês] referem-se à breve explanação do conteúdo do vídeo, com o máximo de 200 palavras cada.