O que é o Univ Brasil?

O UNIV Brasil é um congresso universitário de âmbito nacional que envolve estudantes  de todas as áreas do conhecimento na produção de artigos de base filosófica e cunho propositivo.

Com una ampla variedade de formatos de trabalho – artigos de pesquisa, vídeos, fotos, projetos sociais etc. – o Congresso UNIV é uma plataforma flexível para la criatividade e a iniciativa de estudantes dos maisvariados lugares.

O Congresso dialoga com o Congresso UNIV Roma, colaborando com aquelas que desejarem participar do evento internacional.

Missão

Congresso tem como objetivos o fomento à produção acadêmico-científica brasileira e a troca de ideias entre os mais diversos componentes da sociedade de nosso país.

Visão

TRABALHAR PARA FAZER A DIFERENÇA
A possibilidade de propor ideias que mudem o mundo é o que mais atrai as universitárias no Congresso UNIV.  Os criadores do Congresso UNIV identificaram um grande desafio para os universitários de hoje: avançar para o mercado de trabalho no caminho certo requer muito mais do que a mera preparação técnica. O mundo necessita de profissionais com espírito de iniciativa, alegria, humildade, empatia - em suma, de valores humanos; e é exatamente esse o enfoque que o UNIV busca fomentar em suas participantes. O estudo e o trabalho são uma ocasião para crescimento e realização pessoal, mas, acima de tudo, é um instrumento para servir aos outros e à sociedade, pela doação de si mesmo, dom único e insubstituível. 

Valores

SEMPRE JOVEM E COM GRANDES HORIZONTES
Jovem e internacional, a cada ano o UNIV concentra centenas de estudantes universitárias dos cinco continentes em Roma.  O Congresso UNIV começou em 1968, e desde então cumpre seu papel principal no meio acadêmico: proporcionar uma inesquecível experiência e notável abertura intelectual. O evento é organizado pelo ICU - Instituto per la Cooperazione Universitaria, criado em 1966 por Umberto Farri. O congresso cresceu com o apoio de São Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei, que reconheceu o potencial do Fórum para a formação intelectual dos futuros profissionais. “Sair do próprio mundo e poder confrontar os nossos problemas com os dos demais, provenientes de realidades diversas é um choque positivo. Leva-nos a reconsiderar os próprios critérios e começar a construí-los sobre bases novas, mais universais, mais verdadeiras” Prof. Umberto Farri

"O Univ foi para mim uma grande experiência, ver pessoas de diferentes áreas do conhecimento discutindo um único assunto. Foi sensacional! O tema do meu ano foi a respeito da ecologia em suas diversas dimensões, e fizemos nossa pesquisa a respeito da reciclagem em Londrina. Quando as apresentações começaram, nos surpreendemos com as meninas mostrando pesquisas a respeito do ser humano, da arte, do mundo, mostrando que a ecologia não se resume apenas ao meio ambiente."

Ana Gabi Bastos