Como funciona?

O UNIV Brasil é um congresso universitário de âmbito nacional que envolve estudantes de todas as áreas do conhecimento na produção de artigos de base filosófica e cunho propositivo.
Com uma ampla variedade de formatos de trabalho, o Congresso UNIV é uma plataforma flexível para a criatividade e a iniciativa de estudantes das mais variadas áreas. O Congresso UNIV Brasil acontece em três etapas: Conferência de Abertura, Produção de Artigos Acadêmicos e o Congresso.

O Congresso é inspirado pelo Congresso UNIV Roma, compartilhando o mesmo tema anual e colaborando com aquelas que desejarem participar do evento internacional.

1. Conferência de Abertura

A Conferência tem o objetivo de apresentar o tema, ampliando os horizontes de pesquisa e fornecendo embasamento teórico para o desenvolvimento de conceitos-chave.

A Conferência marca o início das inscrições de trabalhos. Apresenta também as demais etapas, os critérios de participação e as regras de funcionamento.

2. Produção de Artigos Acadêmicos

O tema do UNIV, já explorado a partir da Conferência de Abertura, é desenvolvido por universitárias dos mais variados cursos de todo o Brasil. O tema permite abordagens das diferentes áreas do conhecimento.

Individualmente ou em grupo, as participantes podem participar de duas maneiras: com a redação de um artigo ou a produção de um vídeo. Os trabalhos são submetidos à avaliação da banca examinadora, composta por profissionais conceituados no meio acadêmico.

Os melhores trabalhos serão apresentados no Congresso UNIV Brasil.

3. O Congresso
A apresentação dos trabalhos acontece em São Paulo – SP, no Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). O evento tem a duração de dois dias e conta com a participação das pessoas que inscreveram trabalhos e de pessoas interessadas em assistir às apresentações.

O Congresso tem como objetivo o intercâmbio de ideias e o debate. Após as apresentações dos trabalhos, há momentos para perguntas das avaliadoras e das participantes, além de espaços de diálogo durante os coffee breaks.